top of page

Você sabe o que é Multipropriedade (time-sharing)?

A multipropriedade foi regulamentada pelo Código Civil brasileiro apenas em 2018 (art. 1.358-B e seguintes), mas já era realidade em muitos lugares do mundo. Trata-se de uma forma derivada de condomínio, na qual a propriedade de um único imóvel é dividida em frações de tempo, sendo possível aos proprietários o exclusivo uso e gozo nesse período. A pessoa vira dona de um período de tempo.


Cada proprietário terá, portanto, uma parcela de tempo pré-determinada para usufruir o imóvel, podendo organizar férias e feriados para lazer ou trabalho.


A legislação refere que o prazo mínimo para o regime de multipropriedade é de 7 dias, e pode haver um prazo máximo acordado que deve ser colocado no contrato instituidor.


Veja-se que o proprietário de uma fração pode alugar, ceder e até vender sua parte para quem quiser, independente de anuência dos demais.

O regime de multipropriedade deve ser registrado no registro de imóveis competente, devendo constar a duração de cada fração de tempo (30 dias para cada multiproprietário, por exemplo). A lei de Registros Públicos autoriza inscrição imobiliária individualizada para cada fração de tempo, para atender a legislação tributária municipal, facilitando o pagamento de tributos (redação introduzida no art. 176, §11, da lei 6.015/73).


Além de se observar as disposições legais gerais, de obrigações e deveres do regime, é preciso que algumas cláusulas sejam redigidas para boa harmonia e organização da multipropriedade. Exemplo disso é o estabelecimento de quantas pessoas cada multiproprietário pode levar para usufruir de sua fração de tempo, como funcionará o acesso, a responsabilidade sobre manutenção, despesas, a criação de fundos, as multas, penalidades, entre outros.


A grande vantagem dessa modalidade reside no fato de que uma propriedade pode ser adquirida por várias pessoas, dividindo os custos do investimento, manutenção e burocracia, e conferindo a cada proprietário um tempo fixo ou variável para usufruir o imóvel.


Assim, o sonho de uma casa na praia ou fazenda no interior fica mais factível quando várias pessoas optam por uma única aquisição. Outra possibilidade é a compra de fração de uma casa ou apartamento em condomínios turísticos, hotéis e até mesmo resorts, o que possibilita o intercâmbio de frações de tempo com multiproprietários do mundo todo.


Gostou da dica? Compartilhe. Ficou com dúvidas? Procure um profissional de sua confiança.

20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page